quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ponto de Cultura Itaperuna de Todos os Credos convida para Oficina de Roteiro Cinematográfico


A Associação Religiosa Di Esin, convida a todos para mais uma Oficina de Roteiro Cinematográfico que acontecerá nos dias: 22/ 06 (próximo sábado) e 6/07 (primeiro sábado de julho) das 14 às 16 horas  no auditório da Fundação São José.
Participe  você, também, a primeira oficina aconteceu com muito sucesso no início de junho. Sônia Maria Azeredo de  Paula, presidente da Di Esin, destaca que o objetivo das oficinas   é dar  continuidade as atividades do Ponto de Cultura Itaperuna de Todos os Credos, na produção de um documentário  que tem por  meta  divulgar a pesquisa realizada  sobre Religiões Afro-brasileiras mapeadas no Noroeste Fluminense.

Mais detalhes sobre o Projeto Itaperuna de todos os Credos:

Como Ponto de Cultura, a Di Esin desenvolve, desde 2010, o projeto Itaperuna de todos os credos, um trabalho de pesquisa e mapeamento das religiões afro-brasileiras nos 13 municípios da região noroeste fluminense.Já foram identificados mais de  70 terreiros de umbanda e dois centros de candomblé. O projeto também prevê um estudo detalhado da história das religiões afro-brasileiras, bem como o mapeamento de pais e mães de santo, sacerdotes e sacerdotisas, rezadores, mateiros,contadores de história e caxambuzeiros nos municípios do noroeste. O DVD produzido será distribuído em bibliotecas, associações religiosas, universidades e escolas.

 Sonia Maria está à frente da Associação Religiosa Di Esin. Foto: Cris Isidoro/ Diadorim Ideias



ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA DI ESIN



Fundada em 1988, a Associação Religiosa Di Esin é uma sociedade civil de caráter religioso e educacional, presidida por Sônia Maria Azeredo de Paula Uchoa. A instituição funciona em um espaço cedido por uma casa de candomblé, na comunidade São Matheus, bairro carente da periferia de Itaperuna que tem cerca de quatro mil moradores. A Di Esin promove ações de educação, como aulas de informática para crianças e adultos e inclusão social através do Centro de Desenvolvimento Educacional e Cultural (Cedec). O Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (Nupe) da instituição é reconhecido como Ponto de Cultura e busca combater o preconceito contra os candomblecistas, capacitando-os para o diálogo inter-religioso. Entre outras ações realizadas, vale destacar as iniciativas que valorizam a cultura afro-brasileira, como oficinas de samba de roda, capoeira, artesanato e danças típicas. 

Fonte:

Nenhum comentário: